ENG / ESP
A Fashion Week da Arquitetura e Construção
ACONTECEU NO PENÚLTIMO DIA DA EXPO REVESTIR: NEGÓCIOS, RELACIONAMENTO E MUITO CONTEÚDO

Com a participação dos principais executivos e representantes das construtoras brasileiras, o FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO teve como foco estudos que revelam muito sobre o versátil consumidor brasileiro e como apresentar de maneira assertiva o que ele deseja.

Na abertura do DIA DO CONSTRUTOR, discursaram Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER e presidente da EXPO REVESTIR e do FÓRUM; Rene Agostinho, CEO da Editora Pini; e Jorge Batlouni, vice-presidente do SIDUSCON-SP.



Em seguida, a plateia foi surpreendida por Antonio Carlos Kieling que realizou uma homenagem aos parceiros dos eventos, nessa trajetória inspiradora de 15 anos. Os homenageados foram Jorge Batlouni do Sinduscon/SP, Rene Agostinho da Pini e Daniel Vanpré da Rochas de Qualidade.



Também foram laureadas quatro empresas cerâmicas, únicas participantes das quinze edições da feira EXPO REVESTIR como expositoras: Portobello (representada por José Rodrigues Junior); Incefra (por Bianca Fragnani); Porto Ferreira (por Nilton Arnoni) e Portinari/Cecrisa (por José Zimmermann Júnior).

As palestras que fizeram parte da programação, giraram em torno de temas importantes para a construção civil. O primeiro painel, "Construções no Brasil 2011-2016 – Perfil dos Projetos", foi comandado por Cristina Della Penna, diretora da Neoway e seguido pelo Painel 2,com o tema "Estamos Construindo O que As Pessoas Desejam?", com Marcelo Dadian, diretor da Sua House / Viva Real.

Dando continuidade a programação, aconteceu o debate "Estamos Construindo o que as Pessoas Desejam?", mediado por Julia Zaremba (Jornalista do Caderno Morar Folha de SP), com a participação de Cristina Della Penna e Marcelo Dadian.



Para finalizar a tarde de conhecimento, o tema "A arquitetura que vende imóveis: Apresentação de Cases de Sucesso de Norte a Sul do Brasil" e "Construindo Singular: Resultados Práticos em Salvador (BA) e Lisboa (Portugal), foi apresentado por Antônio Medrado (CEO da Dona Incorporadora). No case 2, Contratos Turn Key de “Construção+Interiores”: Caso Geo Berrini e Jazz Pinheiros – Eudóxios Anastassiadis (CEO da Be Home e Diretor da Alfa Reality).

WORKSHOP ACESSIBILIDADE - REVISÃO DA NORMA NBR 9050 APLICADA AO BANHEIRO, PROMOVIDO PELA DECA E ANFACER



Marcou a manhã do terceiro dia o Workshop de Acessibilidade - Revisão da Norma NBR 9050 Aplicada Ao Banheiro. Realizado em conjunto com a Deca, o encontro ofereceu painéis mediados pelo Eng. Osvaldo Barbosa de Oliveira Jr, da Engenharia de Aplicação da Deca, e contou com a presença de especialistas.

Entre os profissionais convidados, Silvana Cambiaghi, arquiteta e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade do Município de São Paulo; Renato Baena, médico e Antonio Sergio Nunes Rosa, engenheiro da Cerâmica Portinari e Laura Paiva, representante do Departamento de Qualidade da ANFACER.

Os debates aconteceram com o objetivo de discutir a revisão da norma Brasileira aplicada a acessibilidade para banheiros, produtos, procedimentos e condutas que atendam integralmente a idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Em seguida, os convidados participaram de uma visita guiada ao banheiros-modelos no estande da Deca, localizado na feira.

EXPO REVESTIR 15 ANOS: PORTAS PARA O FUTURO



Entre as visitas de um estande ao outro, o público foi surpreendido pela exposição EXPO REVESTIR 15 ANOS: PORTAS PARA O FUTURO. A ação, realizada pela ANFACER, tem o patrocínio da Pormade, criação assinada pela Marton Estúdio e contéudo da agência francesa de tendências NellyRodi. A intervenção artística instigou muitos visitantes da EXPO REVESTIR que foram surpreendidos pelas experiências extraídas da pesquisa "Life and Style 2018-2019" realizada pela empresa NellyRodi, que mostram as tendências para o futuro de 15 pilares do comportamento humano.

HIGH DESIGN EXPO: TALK COM DESIGNERS E TENDÊNCIAS

Na programação das palestras e talks que acontecem na 15° edição da EXPO REVESTIR foi a vez do designer Sérgio Matos, que apresenta a sua história em torno do design autoral e genuinamente regional. O encontro faz parte da programação do Espaço High Design, criado para apresentar a convergência entre os revestimentos e os projetos de arquitetura e decoração, que recebeu ainda o designer Maurício Lamosa, do Estudiobola e Guto Indio da Costa. A agenda segue amanhã, sexta-feira, último dia da feira, com o Arquiteto Alexandre Brunato (12h); e os profissionais Adriana Helú, Carolina Oliveira, Marina Torre, da Triplex Arquitetura (14h); e o ciclo de bate-papos termina com Marcelo Carvalho do Grupo K1 / Idelli / Kapppesberg (17h).

METAIS COLORIDOS: DOS TONS SÓBRIOS AOS VIBRANTES

Os metais coloridos também se confirmam como tendência. Além dos tons de bronze, cobre e dourado, que complementam os acabamentos do inox, as opções que incluem partes de silicone colorido no corpo da peça colecionam admiradores. A cartela vai dos sóbrios tons de preto e cinza até opções mais ousadas, como verde, vinho e amarelo.

MOVIMENTO VISUAL: RELEVOS COM EFEITOS TRIDIMENSIONAL

Destaque nas novas coleções de grande parte dos expositores da EXPO REVESTIR 2017, os revestimentos que apostam no efeito tridimensional consolida-se como como uma das principais tendências para o ano. Relevos, jogos de sombras causados pelo desnível entre alto e baixo e impressões geométricas brincam com o olhar e conduzem para um caminho que leva ao acolhimento.

ACONTECEU NO 3° DIA DA EXPO REVESTIR

AS INFLUÊNCIAS DA TRIPTYQUE NO BATE-PAPO DA MONOLITO

A revista Monolito recebeu a arquiteta Carol Bueno, sócia do escritório franco-brasileiro Triptyque, para uma conversa sobre a relação do escritório de vocação internacional com os projetos executados no Brasil. "Nossa descoberta da arquitetura brasileira aconteceu já depois de formados, quando nos instalamos no país. Burle Marx e Athos Bulcão são grandes influenciadores do nosso trabalho", revela Carol. A conversa foi acompanhada por uma plateia interessada e atenta às novidades.

GREEN TALKS: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM DESTAQUE



No segundo dia dos Green Talks, a pauta girou em torno da eficiência energética. Pela manhã, os participantes discutiram a certificação de casas e condomínios. À tarde, o encontro continuou com o debate sobre o uso de películas de controle solar e se encerrou com estratégias para a redução do consumo de água em hospitais e logística reversa de louças sanitárias.

ÚLTIMO DIA COM MUITAS NOVIDADES E CONHECIMENTO

No último dia da EXPO REVESTIR, as atrações continuam sensacionais. Além dos estandes com as principais empresas nacionais e internacionais, mostrando seus lançamentos e tendências, o FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO reserva grandes atrações como o Encontro Inédito de Gerações que unirá, pela primeira vez, escritórios de arquitetura para fazer um belo recorte da das quatro últimas décadas. O tema comemora, ainda, os 40 anos da Revista Projeto e os 15 anos da EXPO REVESTIR. 



Título